A Construção da Ponte Rio Niteroi
A PONTE RIO-NITERÓI era a 7.ª maior do Mundo até recentemente quando foi inaugurada na China, a maior Ponte do Mundo, passando esta a ser a 8.ª maior com extensão de 13.754 metros, possuindo vigas de extensão de até 90 metros apoiados sobre os pilares da Ponte, tendo-se 1152 vigas de concreto protendidas e protensão mediante 43.000 cabos de aço.
É a maior estrutura em concreto protendido do mundo. Possui também esta Ponte , no vão central, estrutura de aço, representada por duas vigas de aço que formam um caixão ortotrópico com vão livre de 300 metros de extensão, por sinal o maior do mundo em extensão apoiadas sobre pilares, vão central este utilizado como canal de navegação dos barcos e navios. Sua construção iniciou-se em 1.970 terminando em 1.975, custou à época 400.000 milhões de dólares - hoje atualizado seria 2.5 bilhões de dólares, na ocasião em que era Ministro dos Transportes MARIO ANDREAZZA.
Importante se destaque que durante o tempo de construção só houve 9(nove) óbitos, curiosamente, não por causa da construção e sim, por causa da borrasca (vento fortes que aliado ao temporal que deixou o mar revolto [ondas muito fortes], que fustigou um barco que levava pessoal para a obra, figurando entre as vítimas um Eng.º civil.
A altura da Ponte é de 72 metros, altura esta limitada por causa de exigência da Marinha e Aeronáutica e altura máxima das demarcações. Possui a estrutura de concreto e aço da Ponte um sistema de amortecimento criado por engenheiros da COPPE, por meio de Molas que obedecem a Lei de HOOK e quais absorvem a energia decorrente de vibrações (movimentos de carros e ventos) e assim a Ponte que antes chegava a balançar verticalmente 1, 00 mt ( 0,50 cm para cima e 0,50 cm para baixo ) hoje é reduzido para + 2 cm e -2 cm . Transitam hoje por esta ponte, 140.000 veículos/dia, encurtando a distancia de 140 km (que antes se era obrigado a percorrer entre Rio- Niterói).
O custo de pedágio de R$ 3,50, só de ida [não se paga na volta], preço irrisório se comparado aos Países da Europa Áustria/Itália 8 euros cada passagem ; Japão (Ponte em Kobe) 25 U$ cada passagem. O número de embarcações navegáveis (navios e barcos) que passa diariamente sob a Ponte RIO-NITERÓI é a mesmo número de embarcações que passa sob a Ponte no Japão em Kobe.
09/02/1971 Rodolpho Machado |
PROTENSÃO é o posicionamento de cabos de aço interiormente ao concreto, sem posteriormente tensionados (esticados) até o limite da sua resistência e simultaneamente proceder-se o chumbamento de tais cabos nas extremidades, resultando assim o concreto originalmente resistente à compressão, agora com a estrutura resultante, simultaneamente resistente à tração, vencendo-se assim longos vãos, cujo Método de Protensão foi inventada por um Francês, embora já tenham sido usados artifícios semelhantes em barcos de madeira para navegação pelos Egípcios e Fenícios, onde cabos de ferro previamente aquecidos embutidos na madeira(vigas) fazendo assim grandes vãos, embarcações de grande envergadura
Características desta Ponte referente a Engia. elétrica
11 sub-estações de energia,
42 trasnformadores,
980 ptos de iluminação pública,
400 ptos de sinalização náutica/aérea/
60 painéis de propaganda, 4 geradores
Enfim Rodovia Inteligente, Estações metereológicas, PMV S, CFTV, 138 semáforos/DAV