InicioVoltar para a Primeira Página Imprima Favoritos Freed Formulário de Contatos Twitter Formulário de Contatos AndroidFormulário de Contatos Facebook Formulário de Contatos Hd Virtual Formulário de Contatos Youtube Formulário de Contatos Word Press Formulário de Contatos Google Plus Formulário de Contatos Desenvolvedores MSDN



Sequência de Fibonacci - Proporção Áurea.


Muitos artistas clássicos procuraram a perfeição em seus trabalhos e devemos muito a eles, todo mundo que estuda design já ouviu falar de número de ouro, proporção áurea ou sequência de Fibonacci e temos até programas como o Painter, que já vem com ferramentas embutidas para tal. A grande questão é saber usá-la, você sabe como usar a proporção áurea em seus trabalhos? Consegue identificar trabalhos que usaram estes números de ouro? Numa aula do Mestre Wollner eu tive um belo deslumbre deste conceito aplicado ao design.
Pois bem, acho que o grande problema é que nos limitamos muito a proporção divina clássica, feita por metades duplicadas e crescentes, de onde Fibonacci criou sua espiral famosa, a famosa sequência 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, …
Ou mesmo na imagem imortal do Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci.
Mas devemos ampliar a visão sobre estes números e vemos a curvatura e seus semi círculos, juntamente com suas angulações e com isso conseguimos várias formas de aplicação da regra, como a estrela, o pentagrama e várias outras formas que utilizam esta proporção formando grades construtivas muito úteis, como podem ver abaixo:
Eu sempre lia sobre o assunto, mas não conseguia ver isso aplicado na natureza, por exemplo, mas foi em um vídeo que consegui vislumbrar esta regra na sua mais perfeita forma, confiram também abaixo o vídeo:
A Cultura lançou também uma série de vídeos chamados Arte e Matemática, lançados em DVD, onde um deles trata do número de ouro. Abaixo um trecho dele que fala de Fibonacci:
A proporção visual em um trabalho de design tem muito mais a ver com o número de ouro, do que com simetria. O belo nem sempre é simétrico, mas é confortável aos olhos, mostra ao nosso cérebro a equivalência de pesos em um layout ou obedece a ergonomia de nosso corpo, no caso de uma cadeira. Claro que não é fácil e para aplicar a regra com perfeição, é preciso muito estudo teórico e prático sobre o assunto.
Abaixo seguem alguns ótimos exemplos de aplicação de proporção áurea na arte e no design, trabalhos que inspiram a perfeição! Espero ter ajudado a tantos outros que sabiam o que eram, mas não sabiam como usá-los.
Ofereça este gole para seus amigos
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário