InicioVoltar para a Primeira Página Imprima Favoritos Freed Formulário de Contatos Twitter Formulário de Contatos AndroidFormulário de Contatos Facebook Formulário de Contatos Hd Virtual Formulário de Contatos Youtube Formulário de Contatos Word Press Formulário de Contatos Google Plus Formulário de Contatos Desenvolvedores MSDN



Trocar de emprego ? Está certo disso ?


Eu acordei em uma manhã de segunda no mês passado e, pela primeira vez em muito tempo, senti que podia deixar o ar entrar no meu quarto. Para que você entenda o contexto, geralmente eu sou uma pessoa extremamente feliz, mas ultimamente eu estava me sentindo tépida (no melhor dos casos). Naquele dia, eu havia decidido que era hora de deixar o meu confortável trabalho “de prestígio” e apostar tudo na construção de uma empresa, que por sua vez girava em torno de uma ideia que eu acredito.
Comecei a perceber que era hora de deixar meu emprego quando a visão do número do meu chefe no meu telefone fez com que meu coração se contraísse e queimasse. Era 2 da manhã de um domingo e ele estava me ligando para falar sobre uma apresentação em Power Point. No geral, ele é um cara ótimo e essas chamadas eram relativamente normais. Eu simplesmente não conseguia entender por que o aparecimento do número dele na tela foi tão desanimador.
Em retrospecto, posso desagregar melhor os fatores que me fizeram perceber que realmente era hora de dar o fora. Acredito que estes mesmos passos serão uma realidade para você, se for sua hora também. Claro que sua situação é particular, mas os princípios subjacentes serão os mesmos: não importa se você está se mudando de um escritório para outro ou  indo de um ambiente menos estruturado para uma grande empresa. Em qualquer caso, esses fatores se dividem nos sentimentos a seguir (em ordem cronológica):
1. Uma atração inexplicável por alguma outra carreira, não importa o quanto distante ela esteja do seu trabalho. Esta é caracterizada por querer compreender os trabalhosde outras pessoas e geralmente é seguido por algumas avaliações subliminares  dessas alternativas em relação a suas próprias atividades. Você pode justificar para si mesmo que ”você ganha mais dinheiro” ou “tem segurança no emprego”, mas a sensação de que há algo melhor lá fora só cresce.
2. A necessidade de enrolar um pouco e fazer um trabalho diferente por um dia. Não se contentando mais com a leitura de perfis da carreira pretendida, você irá querer experimentar os prós e contras de ser um diretor criativo, um advogado ou um escritor. Agora, você aceita que  está rodeando algo melhor, mas se sente culpado.
3. O envolvimento em um projeto que está mais próximo do seu real desejo. Você encontrou algo novo e pode (por mais que odeie admitir isso) estar gastando apenas algumas horas por semana nas atividades do seu trabalho. Não importa - você está viciado. Há muitas chances de você passar a gastar mais e mais tempo com esse ‘hobby’, porque você sente que está se movendo na direção certa em sua carreira e que está se desenvolvendo mais do que em seu trabalho atual. E isso nos leva à…
4. Avaliação constante de como uma hora em seu trabalho atual se torna marginal comparada a uma hora gasta em seu novo projeto. Torna-se mais e mais difícil justificar o gasto do seu ”tipo A” de energia naquilo que está pagando suas contas e você não pode parar de pensar em quanto você poderia estar contribuindo para o projeto alternativo. Seu conceito de tempo bem gasto começa a mudar e, em sua cabeça, você está preparando o discurso para se explicar a seus pais. Isto pode continuar por meses (como foi o caso para mim), até que, finalmente, você sente…
5. Um pavor, que afunda em seu peito lentamente substituindo o seu habitual entusiasmo. Você sabe que está no trabalho errado e é hora de seguir em frente, assumindo o risco sobre esse ‘amor’ emergente de sua vida. E, confiem em mim, é hora de sair rapidamente - e graciosamente. Este é um lugar muito perigoso para estar: você precisa sair antes que seu desempenho em seu trabalho atual sofra um sério golpe.  É hora de marcar reuniões com os mentores do seutrabalho, onde você vai agradecê-los e explicar sua transição. Se eles são reaislíderes,  saberão que isso é o melhor para você e irão apreciar o seu aviso de partida.
Esta foi a minha experiência. Seu tempo pode ser diferente, sua nova ‘paixão’ pode ser mais tempestuosa. Em última análise, ninguém pode decidir por você que é o momento certo para sair do seu trabalho. No entanto, apesar de a tomada dessadecisão ser sustentada pela sua intuição íntima, conhecer os sinais que demarcam as etapas ao longo desse caminho irá ajudá-lo a sentir mais  certeza de que você está realmente passando por essa situação.
Fonte: Tradução livre de artigo de Caroline Ghosn, publicado no site da revista norte-americana Forbes.
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário