UFC 129 em Toronto no Canadá acontece sabado dia 30 de abril

Machida vem de duas derrotas, para o brasileiro Maurício Rua, o ‘Shogun’ - quando perdeu o título -, e para o americano Quinton Jackson, o ‘Rampage’, por pontos, em resultado contestado. Até então, ele estava invicto, com 16 vitórias, era um dos maiores nomes do MMA (sigla em inglês para a mistura de artes marciais) brasileiro e ganhava fama internacional por ter um estilo diferente de lutar, baseado no karatê.
Depois das duas derrotas consecutivas, seu estilo evasivo e de contra-ataque começou a ser questionado. “Quando a gente se torna campeão, todos começam a estudar mais o jogo, os movimentos. Além disso, a pressão de se lutar para defender o cinturão é muito grande”, declarou ele ao programa Sensei Sportv.
Lyoto disse que está mais tranquilo para esta luta e que pretende ser mais agressivo. “Foi dessa forma que nocauteei Rashad Evans e me tornei campeão. Agora estou mais tranquilo. Sei que preciso vencer, mas que o público quer espetáculo, jogo agressivo. Estou pronto para fazer isso no octógono”, disse.
Adversário
O caminho de Lyoto, no entanto, não será fácil. Ele vai enfrentar o maior ídolo do Ultimate Fight Championship na última década. Randy Couture já foi campeão dos pesos pesados e meio-pesados. E mesmo aos 47 anos, vem de três vitórias consecutivas. Machida disse que sabe do poder do adversário, mas que vai usar sua velocidade para anular o wrestler de Couture. “Tenho todo o respeito a ele, mas com a idade se perde força, velocidade e agilidade. Mas isso é compensado pela resistência, que aumenta muito. Sei que ele é muito forte e tem experiência. Mas vou usar minha técnica para superá-lo e voltar ao caminho do título”, afirmou Machida.
Em um vídeo postado no Youtube, Machida treina com o super-campeão Anderson Silva e mostra que a trocação e a agilidade estão em dia. Em um momento, ele consegue, inclusive, se esquivar do poderoso chute de Anderson, que nocauteou Vitor Belfort no UFC 126.
José Aldo
O UFC 129 também vai ter a participação do amazonense José Aldo Júnior, que defende o título da categoria pena (até 66 kg) contra o americano Mark Hominick. Essa é a primeira luta de José Aldo no UFC, depois que a organização comprou o WEC (Word Extreme Fight), evento em que Aldo era campeão.
Lyoto, que é baiano, mas mora e treina em Belém, no Pará, também já lutou em Manaus, em 2003 e 2006, no Jungle Fight 1 e 6, respectivamente.
O card principal do UFC 129 terá as seguintes lutas:
Georges St Pierre x Jake Shields (meio-médio)
José Aldo x Mark Hominick (pena)
Vladimir Matyushenko x Jason Brilz (meio-pesado)
Randy Couture x Lyoto Machida (meio-pesado)
Mark Bocek x Ben Henderson (leve)
Enquanto não chega essa data tão esperada, dia 30 desse mês acontece o UFC 129 em Toronto no Canadá, país de origem do campeão dos meio-médio George Sant Pierre que disputa contra Jake Shields, na luta da noite.
Card Completo do UFC 129